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Telecomunicações

A área de telecomunicações ainda tem em curso um processo de mudanças políticas e tecnológicas que transformaram completamente este segmento no Brasil. De um modelo estatal que oferecia serviços precários à população, passamos a ter grandes empresas internacionais concorrendo para oferecer tecnologia de ponta e serviços de última geração, o que enfim, contribui para a evolução e melhorias em todos os outros mercados, já que hoje a infra-estrutura de telecomunicações é tão indispensável quando a energia elétrica.

Orgulhamo-nos do papel que desempenhamos nesta transformação, como pioneiros na implantação de sistemas Anti-Fraude e de Mediação contribuindo para a organização e implantação destas empresas agora mais eficientes e competitivas.


SIS - Subscription Investigation System

Introdução

Com o crescente mercado de telefonia, notadamente a telefonia móvel, uma das grandes preocupações desta área e responsável por considerável evasão de receita são as fraudes. O mercado já dispõe de sistemas e produtos eficientes na detecção de fraudes técnicas (clonagem de aparelhos). Porém, a maioria destas soluções não contempla a fraude de subscrição.

Muitos daqueles assinantes que se utilizam da fraude técnica poderiam ser detectados antes mesmo de se tornarem assinantes da companhia telefônica, ou, caso já seja assinante, possivelmente antes que ele tenha tempo de provocar um prejuízo maior.

Fraudes de Subscrição

Dentre os principais tipos de fraude de subscrição pode-se destacar:

  • Documentos de identificação ou de endereços falsos
  • Utilização de informações roubadas de pessoas idôneas e reais
  • Intenção de não pagar pelo uso dos serviços contratados
  • Pessoas simulando empresas para obtenção de múltiplas subscrições
  • Abuso nos serviços contratados
  • Fraude interna na operadora - utilização de serviços não contratados

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CEMI - Cadastro de Estações Móveis Impedidas

Introdução

Depois de fazer uma verdadeira revolução no sistema de telefonia, os celulares apresentam um importante diferencial. Se você tem um telefone celular, não é necessário digitar nenhum código novo para fazer ligações interurbanas e internacionais. Tudo continua como antes. Não haverá mudanças nos códigos de longa distância para quem liga de um celular.

As 10 milhões de pessoas que utilizam diariamente os telefones celulares continuam digitando suas chamadas da mesma maneira. Porque, ao optar pela sua operadora celular, você já fez sua escolha. É por isso que a ACEL, a associação que reúne todas as operadoras de telefonia celular, garante a facilidade na hora de usar.

No segundo semestre de 1999, no âmbito do Comitê de Segurança da ACEL foi detectada a necessidade da criação de um cadastro nacional de aparelhos roubados/furtados ou extraviados os quais seriam impedidos de ser habilitados em qualquer operadora do SMC. A ACEL realizou um processo de seleção de fornecedores para o serviço e após a definição do mesmo, foi atribuída ao Comitê Gestor de Roaming - CGR a missão de assinatura e gestão do contrato com o fornecedor selecionado.

Muitos daqueles assinantes que se utilizam da fraude técnica poderiam ser detectados antes mesmo de se tornarem assinantes da companhia telefônica, ou, caso já seja assinante, possivelmente antes que ele tenha tempo de provocar um prejuízo maior.

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